Fisioterapia neurofuncional no adulto e na crianças

Fisioterapia neurofuncional no adulto e na crianças

Objetivo geral da fisioterapia neurofuncional
Os profissionais que trabalham nesta área desenvolvem ações de promoção, prevenção de agravos e recuperação da capacidade funcional de pessoas com condições clínicas que danificam o Sistema Nervoso Central (SNC) e/ou Sistema Nervoso Periférico (SNP). Em outras palavras, eles levam os pacientes a desempenhar suas atividades de vida diária como faziam antes da doença ou lesão e, quando não é possível uma recuperação completa, tentam readaptar as tarefas para que sejam executadas de uma forma mais simples.
Objetivos específicos
A melhora na percepção de qualidade de vida, na capacidade funcional e a prevenção de complicações são, em resumo, os principais objetivos específicos da Fisioterapia Neurofuncional.
Tipos de doenças tratadas pela fisioterapia neurofuncional
Fisioterapia Neurofuncional Pediátrica
A Pediatria sempre se mostrou desafiadora para os profissionais de saúde, inclusive para os fisioterapeutas. As crianças nem sempre colaboram com o tratamento, levando a necessidade de implementação de condutas lúdicas para obtenção de resultados satisfatórios. O método Padovan, que leva o sobrenome de sua fundadora (Beatriz Padovan), é composto por exercícios que simulam o Desenvolvimento Neuromotor em todas as suas fases, servindo como estratégia para reabilitação do Sistema Nervoso.
Inclui os processos de deambulação, fala e pensamento, de forma dinâmica, para impulsionar ou reconstituir a capacidade funcional dos pacientes. Apesar de poder ser empregado em todas as faixas etárias, o método Padovan é mais efetivo em pacientes pediátricos, uma vez que suas fundamentações baseiam-se no “andar, falar e pensar” do desenvolvimento da criança.
Além do Padovan, na década de 40, foi criado um conceito Neuroevolutivo, por Karel e Berta Bobath, para tratamento de crianças com Paralisia Cerebral, devido ao fato de que os tratamentos até aquele momento não se mostraram resolutivos para pacientes com este perfil. As manobras aplicadas no método Bobath, como rotações de tronco e coluna cervical, permitem ajustes posturais oriundos do próprio paciente, inibindo a hipertonia que muitos deles apresentam.

Envie uma Mensagem

Um email será enviado para o proprietário